DEFLEXÃO

artista Diego Castro  

atuação GROU. Produção e divulgação

A vídeo instalação “Deflexão”, do artista Diego Castro inaugurou dia 21 às 19h na sala 03 do Projeto Fidalga.

Pensando a composição visual como outdoor, as projeções das imagens são referências de manifestações, onde ocorreram grandes aglomerações por varias demandas.

Os percursos da informação na mídia são o ponto central da produção. O processo de trabalho se inicia no arquivamento sistemático de materiais encontrados nos meios impressos e digitais de comunicação. Nessa apropriação, o critério seletivo é guiado pela repetição e o contexto no qual se veicula.

As articulações nessa coleta e seleção revelam-se no tratamento das imagens, altamente difundidas, que perdem seus detalhes por meio da inserção de cor (ou ausência) e saturação, mas guardam índices que as tornam reconhecíveis em inúmeros contextos. As imagens de manifestações e conflitos (como objetos associados à noção de autoridade nos meios comunicativos), por exemplo, são reduzidos a um contraste cromático vibrante, identificáveis, entretanto, ícones familiares por sua presença incessante como imagem nos dias atuais.

Com a colaboração de músicos e artistas, a trilha sonora se apresenta como elemento aglutinador do espaço, ora exaltando ora transfundindo as imagens, possibilitando um deslocamento espacial lúdico ao elevar sensações.

defle_edited.jpg

Colaboradores:
Azeite de Leos (Guitarras, composição, produção).
David Menezes (Composição, arranjo, mixagem).
Leonardo Araujo (Acompanhamento crítico, projeto gráfico).
GROU (Produção e divulgação).
Ding Musa (fotos)


Serviço:
Ateliê Fidalga - Rua Fidalga, 299 - SP/SP
www.ateliefidalga.com.br
Visitação de 22/11 a 08/12 com hora marcada - 11.3813-1048
SEG-SEX: 14h às 17h